Vida consagrada, fraternidade e evangelização marcam a trajetória da Comunidade fundada em 1999
No próximo dia 27 de setembro, a Comunidade Católica Divino Oleiro celebra com profunda gratidão seus 26 anos de fundação, uma história moldada no torno da graça e da misericórdia de Deus.
Fundada em 1999, no bairro Ingleses, em Florianópolis, pelo padre Márcio Alexandre Vignoli, sacerdote da Arquidiocese de Florianópolis, a Comunidade é hoje uma presença viva da ação do Espírito Santo na Igreja e no mundo.
Inspirada pela imagem bíblica do oleiro que molda o barro, a Comunidade nasceu de uma inquietude espiritual: evangelizar! Movidos pelo desejo de amar mais Aquele que tudo nos deu, homens e mulheres atenderam ao chamado de Deus e abraçaram um novo estilo de vida — consagrado, fraterno e totalmente disponível à missão. “Em tuas mãos, Senhor, como barro nas mãos do oleiro.” (Jr 18)
Desde então, a Comunidade tem se apresentado como uma resposta concreta aos desafios deste tempo, suprindo lacunas na Igreja e na sociedade, por meio de um carisma bem definido: “Tudo ser e fazer por amor a Deus e em favor dos irmãos.”
A Comunidade Divino Oleiro representa uma das novas expressões de Vida Consagrada que, como relevava São João Paulo II, são parte da “Nova Primavera da Igreja” suscitada pelo Espírito após o Concílio Vaticano II.
Reconhecida como Associação de Fiéis de Direito Diocesano, a Comunidade reúne clérigos, celibatários, leigos consagrados e famílias, unidos pelo mesmo ideal: viver para Deus, viver em fraternidade e estar disponíveis para toda obra evangelizadora, pastoral e missionária.
A vida consagrada no Divino Oleiro é sustentada por um carisma que expressa quatro pilares de virtudes: Disponibilidade e Disposição; Generosidade e Gratidão; Ardor e Zelo; Simplicidade e Nobreza.
Esses pilares moldam a identidade da casa consagrada, chamados a ser sal e luz no mundo, preenchendo as necessidades da Igreja e respondendo ao amor de Deus com generosa fidelidade.
Mais do que uma data, os 26 anos da Comunidade representam uma trajetória de fidelidade, desafios e conquistas, na certeza de que é o Senhor quem molda a história e guia os passos daqueles que se deixam formar em Suas mãos.
Em cada missão, encontro, formação, partilha e celebração, a Comunidade reafirma seu compromisso: ser barro moldável, instrumento da vontade de Deus, disponível para amar, servir e anunciar.
Neste mês de setembro, celebramos a primavera da nossa história, o tempo favorável para reavivar o chamado e continuar caminhando com generosidade, perseverança e ardor.
A Comunidade encontra sua força, identidade e inspiração em um sólido tripé espiritual, fundamentado na herança de três grandes santos.
De São Bento, herda-se a disciplina interior e a busca constante por “andar na presença de Deus”. Seu ensinamento recorda que a vida consagrada é feita de equilíbrio entre oração e trabalho, silêncio e comunhão, hospitalidade e serviço.
De São Francisco de Assis, nasce a inspiração para “ter e ser de Deus, o Senhor”, que molda a vida fraterna da Comunidade. Sua radicalidade evangélica e simplicidade recordam que a fraternidade não é apenas convivência, mas um reflexo concreto do amor de Deus. É aprender com o irmão a amar e servir à imagem de Cristo, cultivar o dom do serviço e abraçar a pobreza evangélica como liberdade interior.
De São Bernardo e Santa Clara, vem o impulso missionário, que motiva a viver “a graça da unidade”, fruto da comunhão. A experiência mística desses santos reforça que a fecundidade da missão nasce da intimidade com Cristo e do transbordamento da vida de oração.
À luz dessas três fontes espirituais, a Comunidade é chamada a perseverar, seguindo o exemplo da Igreja nascente descrita nos Atos dos Apóstolos: “Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na comunhão, na fração do pão e nas orações.” (At 2,42)
Assim, a espiritualidade do oleiro não é apenas um modo de vida, mas também um estilo de ser que sustenta a caminhada e impulsiona e fortalece a missão.
(48) 99145-5183
comunicacao@divinooleiro.com.br