Somos uma Associação de Vida Consagrada, fundada no dia 27 de Setembro de 1999, por Padre Marcio Alexandre Vignoli, sacerdote da Arquidiocese de Florianópolis.
Formada por homens e mulheres, vocacionados a uma vida de especial consagração a Deus, sendo clérigos, celibatários, leigos casados e solteiros que se dispõem a “tudo deixar” para abraçar um novo estilo de vida em fraternidade e totalmente disponíveis para toda boa obra evangelizadora, pastoral e missionária na Igreja.
A Comunidade vive a graça de Pentecostes, para que o mundo saiba, creia e proclame que Jesus Cristo vive e é o Senhor!
"Em tuas mãos Senhor, como barro nas mãos do Oleiro." Jr 18
"O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe o sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente." (Gn 2, 7)
A Comunidade Divino Oleiro é uma nova expressão de Vida Consagrada na Igreja e segundo São João Paulo II, as Comunidades Novas se constituem uma "Nova Primavera" para a Igreja, suscitada pelo Espirito Santo, após o Concílio Vaticano II.
Somos uma novidade do Espirito para a Igreja, acolhida pelo seu Magistério, como uma esperança, uma resposta providente aos desafios deste tempo.
Estamos inseridos com fidelidade na vida das Igrejas locais, sendo fermento, sal e luz, correspondendo às necessidades, suprindo lacunas, para uma Nova Evangelização.
Somos uma comunidade de homens e mulheres, criados por Deus, formados do pó da terra, insuflados pelo sopro do Espirito, vocacionados a uma vida de Consagração a Deus. O Divino Oleiro nos chamou a vida, nos formou e trabalha em nossa frágil matéria.
Vidas frágeis "Em tuas mãos Senhor, como barro nas mãos do Oleiro."
Somos barro e estamos disponíveis á vontade de Deus, que nos modela no torno da graça e da misericórdia.
Nascemos na estação das flores, tempo oportuno de renovação da vida, de experimentar o novo, de respirar a aragem primaveril de um novo tempo.
Uma inquietude: Evangelizar!!! Este foi o mover espiritual fundante da Comunidade Divino Oleiro, o desejo de dar mais, Àquele que tudo nos deu.
Obedientes a este chamado, irmãos foram aceitando o desafio: DISPONIBILIDADE!!!!
No dia 27 de Setembro de 1999, nos Ingleses, Norte da Ilha de Florianópolis, Padre Marcio Alexandre Vignoli acolhe os primeiros membros para a experiência da vida comunitária.
Nosso carisma é "Tudo ser e fazer por amor a Deus e em favor dos irmãos", suprindo necessidades da Igreja e os apelos do povo de Deus.
Esta é a nossa identidade, a missão que Deus nos confiou, Ser e Fazer por Amor e em Favor, através das notas que caracterizam nosso carisma:
Disponibilidade e Disposição
Generosidade e Gratidão
Ardor e Zelo
Simplicidade e Nobreza
Através da vivência deste carisma, cada membro é chamado a preencher lacunas, disponíveis aos apelos da Igreja, dispostos a abraçar a cruz de cada dia pela salvação dos homens e mulheres deste tempo.
Nos apoiamos no tripé comunitário, para a vivência de nossa vocação e consagração:
São Bento nos motiva a "andar na presença de Deus", na Vida Espiritual.
São Francisco nos inspira a "Ter o Espírito do Senhor", na Vida Fraterna.
São Bernardo nos impele a "Viver a graça da Multiplicação", na Vida Apostólica.
"Perseveravam eles na doutrina dos Apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações". (Cf. Atos 2,42)
Clique aqui e assista o vídeo institucional da Comunidade Divino Oleiro.
"Não poderei fazer de vós o que faz esse Oleiro? O que é argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas, casa de Israel" (Jr 18,6)
As mãos do Senhor, moldam, sustentam e firmam cada irmão da comunidade de vida, a viver na simplicidade dos servos do Senhor e na nobreza de filhos e herdeiros do Reino.
Para viver "nas mãos do Senhor" é preciso renunciar aos projetos e planos pessoais, estando dispostos e disponíveis para deixar tudo e assim tudo investir, no seguimento total e incondicional do Senhor Jesus, na obediência, na pobreza e na castidade, de acordo com o carisma Divino Oleiro e o estado de vida de cada um.
Os irmãos abraçam um novo estilo de vida, vivendo a radicalidade do batismo, sinal do Reino de Deus, dedicando-se exclusiva e integralmente ao cultivo da espiritualidade "nas mãos do Senhor", da vida fraterna " ter o Espírito do Senhor" e do labor apostólico "viver a graça da multiplicação".
São chamados a uma vida espiritual intensa, através do cultivo laborioso da imagem e semelhança de Deus" e da comunhão íntima, pessoal e permanente com Ele.
Vivem em casas comunitárias, chamadas de fraternidades, onde tudo é compartilhado. Fazem a experiência das primeiras comunidades cristãs, "colocavam tudo em comum e não havia necessitados entre eles".
Recebem do Senhor um chamado e um envio: um chamado para estar com Ele, um envio em direção ao outro.
Toda missão apostólica da Comunidade é um transbordamento da vida espiritual e fraterna, antes de tornar-se missionário, é preciso ser discípulo.
O anúncio do kerygma tem a primazia no apostolado-missão, já que é uma grande lacuna deste tempo. Urge levar às pessoas a um fundamental e decisivo encontro com Jesus Cristo.
Por amor a Deus e em favor dos irmãos nos lançaremos sempre mais às aguas profundas a fim de também colaborar com a grande pescaria de homens e mulheres para o Reino de Deus.
Por graça da vocação, Jesus continua chamando discípulos para estarem mais próximos, para compartilhar a vida de uma forma mais intensa.
Este chamamento se dá, a partir do sentir que "algo lhe falta”. Este é um grande sinal vocacional, perceber que existe um desejo de dar mais, de servir melhor estando inserido em uma família espiritual.
Desta forma, em resposta ao chamado vocacional, irmãos após um tempo de discernimento, acompanhamento e oração, pedem o ingresso na Comunidade Divino Oleiro, como irmão em Aliança.
Este chamado se faz, através da escuta atenta de Deus, e dos apelos evangelizadores em favor do Reino.
Irmão em Aliança é o vocacionado que ao estreitar laços de comunhão, através da convivência com os membros consagrados, através do engajamento das missões e acima de tudo pelo cultivo da espiritualidade, assumem a vivência do carisma, no mundo secular, sendo extensão do "ser e fazer por amor a Deus e em favor dos irmãos".
A Fraternidade em Aliança é formada por homens, mulheres, casados ou solteiros, viúvos, irmãos que se apaixonaram por Jesus e encontraram na Comunidade Divino Oleiro um modo de segui-lo mais de perto.
Residem em suas casas, com suas famílias e tornam possível pelas relações sociais à irradiação do carisma a muitos lugares e para muitas pessoas.
São uma resposta à exigência missionária para este tempo: "mais braços, mais pernas, mais corações e mais vidas para melhor Evangelizar".
Cultivam um ardente zelo pela obra evangelizadora e pastoral da igreja “em favor dos irmãos”, procurando alcançar vidas com o Evangelho e promovendo-as a partir da força criativa do amor.
"Queremos ser uma "obra nova das mãos do Senhor", que se manifesta a partir de sua multiforme sabedoria nos apelos da igreja, seja pela voz dos pastores, seja pelo clamor do rebanho." ( Estatutos da Comunidade Divino Oleiro).
"DEIXA-TE MODELAR"
Em 30 de Agosto de 1999, após um Retiro kerigmático, pregado na Casa Padre Dehon, em Brusque, Padre Marcio Vignoli e um grupo de 31 casais davam início ao Movimento Obra Nova Casais, numa noite de louvor, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Ingleses.
O Movimento iniciou com uma visão evangelizadora. Alcançar mais casais e famílias com o anúncio transformador do amor de Deus, revelado em Jesus, para uma vida nova no Espírito.
A espiritualidade do movimento tem como centro a experiência do “Batismo no Espírito Santo” e na vida carismática, e está intimamente ligado ao mover carismático e fundacional da Comunidade Divino Oleiro.
Centenas de casais, tiveram a oportunidade de fazer uma profunda experiência de Deus, em suas vidas e, mais decididamente, seguir Jesus como discípulos e discípulas.
A estrutura do movimento é bem simples e tem seu ponto de apoio nos discipulados, pequenos grupos de casais que se encontram para oração, partilha da Palavra e da vida.
Os casais do MONC são chamados a viver como discípulos e a serem ardorosos anunciadores da boa nova de Jesus.
Os núcleos do Movimento estão profundamente ligados às suas paróquias e a comunidade Divino Oleiro onde temos a missão de “manter acessa a chama do carisma”.
Além dos discipulados, que acontecem nas casas, o MONC promove uma noite de louvor para as famílias mensalmente, além de organizar os retiros de Iniciantes e Aprofundamento.
Padre Marcio desde a fundação do MONC, afirma que o movimento não existe para si mesmo, mas para evangelizar e formar discípulos de Jesus que irão viver o seguimento de Jesus nas mais diversas áreas, sejam eclesiais, sejam na sociedade.
O movimento, enquanto estrutura, existe para “oportunizar” a muitos casais o encontro com Jesus e o despertar para o discipulado.
(48) 99145-5183
comunicacao@divinooleiro.com.br