Igreja Católica do Sul do Brasil articulou propostas concretas pela justiça socioambiental
De 17 a 20 de julho, a Casa de Encontro Divino Oleiro, em Governador Celso Ramos (SC), acolheu o encontro Pré-COP Sul, reunindo representantes dos regionais Sul 2 (Paraná), Sul 3 (Rio Grande do Sul) e Sul 4 (Santa Catarina) da CNBB, além de lideranças de pastorais, organismos e movimentos sociais.
O encontro teve como objetivo refletir e traçar compromissos conjuntos em favor do cuidado com a Casa Comum, à luz da Encíclica Laudato Si’, em preparação para a COP30, que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA).
Durante os quatro dias de programação, os regionais apresentaram iniciativas que exemplificam os compromissos com a Ecologia Integral. O Sul 2 destacou 2 projetos como “Paróquia + Sustentável”, “Guardiões das Águas” e a mobilização em torno do “Junho Verde”.
O Sul 3 partilhou experiências como a tradicional Romaria da Terra, a Feira de Economia Solidária e o apoio ao Movimento Laudato Si’.
Já o Regional Sul 4 apresentou ações voltadas ao plantio de árvores, à resistência à mineração de carvão, à formação para a Campanha da Fraternidade 2025 e à atuação da Pastoral dos Pescadores.
Os participantes também contribuíram com reflexões e questionamentos durante os painéis temáticos, aprofundando discussões sobre a economia com tecnologias sociais, a ampliação da consciência integral.
Com a denúncia do consumo excessivo, a inspiração da Doutrina Social da Igreja, a possibilidade de humanizar o capitalismo, a conversão ecológica e a missão social da fé cristã.
Fruto do encontro, os compromissos assumidos estão a criação de um calendário comum de atividades, a produção de materiais formativos, o incentivo à Agricultura Familiar, a articulação entre os regionais da CNBB e o fortalecimento da presença da Igreja nos espaços de participação da sociedade civil em pautas políticas ligadas aos gestos concretos.
O encontro Pré-COP Sul foi um marco na caminhada da Igreja Católica da região, reafirmando o compromisso evangélico com a justiça socioambiental.
Os participantes voltaram às suas comunidades com a missão de transformar reflexões em gestos concretos em favor da vida e da criação.
(48) 99145-5183
comunicacao@divinooleiro.com.br