Rádio Divino Oleiro 90.9FMRádio Divino Oleiro 90.9FM
arrow_drop_down
Instituição de Leitores e Acólitos

Instituição de Leitores e Acólitos

No último sábado (25), nove seminaristas da diocese de Criciúma, incluindo nosso consagrado Mauricio, foram instituídos Leitores e Acólitos da igreja. O rito aconteceu durante a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, na Catedral São José, em Criciúma. As instituições são parte do processo formativo do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, segue dando passos significativos ao futuro exercício do ministério presbiteral.


Vale ressaltar que o leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, fazer a leitura da Palavra de Deus. E assim, tanto na missa como em outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo nas celebrações. 


Os consagrados da comunidade Divino Oleiro se fizeram presente neste momento sublime para a vida da igreja e de Mauricio, alegres e cheios de esperança participaram da celebração. 




"Uma grande alegria de compartilhar um momento tão especial para um irmão de comunidade e ver a sua felicidade nesse caminho de preparação para ordenação presbiteral" conta a consagrada Francielle sobre o que sentiu na missa de instituição.


Ao se dirigir aos seminaristas, Dom Jacinto destacou a importância da participação do povo na vida dos candidatos ao diaconato e, posteriormente, ao presbitério. “Toda essa preparação é feita com muita oração, amor, carinho e principalmente a participação do povo de Deus, porque é para a Igreja e ao povo que cada um vai servir”.


Por amor a Deus e em favor dos irmãos, Mauricio dá mais um passo rumo a sua ordenação presbiteral, rogamos a Deus que o capacite cada dia mais e que Mauricio siga firme neste bom proposito.