Rádio Divino Oleiro 90.9FMRádio Divino Oleiro 90.9FM
arrow_drop_down
INSTITUIÇÃO DO MINISTÉRIO DE LEITOR E ACÓLITO

INSTITUIÇÃO DO MINISTÉRIO DE LEITOR E ACÓLITO

Eis-me aqui, envia-me.


    É com muita alegria que dia 25/09/2021 nosso consagrado Maurício será instituido leitor e acólito para a igreja, esse é o primeiro passo em preparação para a sua ordenação presbiteral.


  Desde o início das primeiras comunidades cristãs, a Igreja instituiu alguns ministérios leigos com a finalidade de render o devido culto a Deus e, ao mesmo tempo, para o serviço do povo de Deus, segundo as suas necessidades concretas. Dessa forma, a partir da colação pública de ministérios específicos, por meio de um rito particular, os fiéis leigos passaram a colaborar para uma adequada realização da ação litúrgica e para um profícuo serviço da caridade.


    O ministério de leitor, historicamente o primeiro a ser instituído, tem como serviço específico a leitura da Palavra de Deus dentro da celebração litúrgica, excetuando-se a proclamação do Evangelho. O leitor instituído tem também a missão de preparar, com o maior zelo possível, os irmãos para a proclamação da Sagrada Escritura na Liturgia e a instrução dos adultos e das crianças para a recepção frutuosa dos sacramentos.


    O ministério de acólito, por sua vez, habilita para ajudar os diáconos e servir os sacerdotes em suas funções litúrgicas. O acólito instituído tem ainda como missão preparar adequadamente outros fiéis que os ajudem no exercício de seu ofício.


    A celebração solene de instituição será realizada na catedral São José da Diocese de Criciúma, às 17h do dia 25/09.


    Maurício conta com a oração de todos para que possa continuar perseverando neste chamado.