Novas comunidades: Uma introdução

Renovação-Votos-49

Foi a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965), onde a Igreja favoreceu o surgimento de novas formas de vida evangélica, que começaram a aparecer os novos Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades. A França e os Estados Unidos protagonizaram tal ação durante a década de 1970.

No Brasil, a Canção Nova foi a primeira comunidade a iniciar seus trabalhos, em 1978. Mas, é na década de 1980 que acontece uma explosão no surgimento de novos carismas. De norte a sul do país, verifica-se esse movimento do Espírito na Igreja. Entre as comunidades originadas nessa época encontram-se a Shalom, de Fortaleza/CE, e a Arca da Aliança, de Joinville/SC.

Tais associações de fiéis são formadas por homens e mulheres que vivem como comunidade de vida – pessoas que se dedicam em tempo integral às atividades da comunidade a qual pertencem – ou comunidade de aliança – pessoas ligadas à comunidade, porém sem residirem nas casas da comunidade, geralmente, possuem outras atividades fora da instituição. Outras são constituídas em comunidade de vida e aliança dentro do mesmo carisma e missão comum.

As novas comunidades, como assim se identificam, têm por finalidade contribuir com a missão evangelizadora da Igreja. São anunciadores do Evangelho a todos os povos conforme a inspiração do Espírito Santo aos respectivos fundadores. Para cumprir essa missão, os membros se colocam à disposição para partirem em missão onde houver uma necessidade de evangelização.

 

Renovação-Votos-45Comunidade Divino Oleiro

A Arquidiocese de Florianópolis/SC também conta com a presença de novas comunidades, dentre elas está a Comunidade Divino Oleiro. Fundada em 27 de setembro de 1999, por Padre Marcio Alexandre Vignoli, os membros da Divino Oleiro consagram-se a Deus e assumem um estilo de vida em fraternidade e disponibilidade para a obra de evangelização pastoral e missionária da Igreja.

Uma das características da espiritualidade Divino Oleiro é a recordação constante da Palavra de Deus que diz “… e Deus formou o homem do pó da terra e soprou-lha nas narinas o Sopro da Vida e ele se tornou um ser vivente…” (Gn 2,7), “Em tuas mãos Senhor, como barro nas mãos do Oleiro” (Jr 18, 6) e “…carregamos preciosos tesouros em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós…” (2Cor 4, 7). Essas palavras motivam os membros a viverem a missão comum de abraçar o carisma e viver a evangelização nas diversas ações da comunidade ligadas à comunicação, eventos de formação cristã e centros de evangelização.

Conheça o carisma Divino Oleiro. Entre em contato conosco!

Email: vocacional@divinooleiro.com.br
Fone: (48) 3296 1511 / 9 9643 8232 – Simone Souza