Kronos e kairós

Os gregos usavam dois mitos para explicar o tempo: kronos e kairós. Kronos está ligado ao aspecto quantitativo. Deu origem aos termos cronômetro, crônica. É o tempo que pode ser medido – dia, hora, minuto, mês, ano. O seu símbolo é o relógio. Kronos é representado como um monstro que devora os próprios filhos a…

Ano Novo, atitudes novas

Tenho encontrado muita gente que, talvez como você, está buscando um verdadeiro sentido para a vida e coloca no ano novo toda a esperança. Vida nova requer atitudes novas! Que tal olhar para os fatos que marcam sua história com gratidão no lugar da queixa? Não se trata simplesmente de pensar de forma positiva ou…

Bispo explica significado das festas na Oitava de Natal

Após o Natal, Igreja celebra Oitava do Natal que segue até 1º de janeiro Após a Solenidade do Natal de Jesus, a Igreja celebra a Oitava de Natal, período que se estende até o dia 1º de janeiro, quando é celebrada a Solenidade de Maria, Mãe de Deus. São celebrações muito significativas que devem ser…

Natal: por que 25 de dezembro?

Se procurarmos no Evangelho indicação sobre o dia do nascimento de Jesus, nada encontraremos. Na visão dos apóstolos e evangelistas, não se tratava de um fato digno de registro; no centro de sua pregação estava a ressurreição do Senhor. A preocupação que tinham, ao falar dele a quem não o conhecia, era clara: apresentar uma…

3º domingo do Advento: qual o significado da vela roxa?

No 3º Domingo, acendemos a vela roxa clara, quase rosa, porque é o domingo da alegria, desde a alegria do rei Davi, que celebrou a aliança e sua perpetuidade. Esta alegria vem da chegada do Salvador prometido por Deus e anunciado pelos profetas. As leituras constituem uma mensagem de consolação e de alívio. Muitas são as…

Paz na Terra

“Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele” (Lc 4,20). Foi esta a reação das pessoas diante da pregação de Jesus, em Nazaré da Galileia. O tempo litúrgico do Advento, que iniciou neste domingo, direciona o olhar dos cristãos para o Natal, isto é, para mistério da encarnação. Fixar o olhar no Natal direciona…

1º domingo do Advento: qual o significado da vela vermelha?

A vela vermelha e seu significado A vela vermelha, acesa no 1º Domingo do Advento, significa o perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na Terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus se fez Filho de Adão para salvar seu pai terreno e todos nós. Meditando a chegada de Cristo,…

Reflita sobre as quatro semanas do Tempo do Advento

O Advento é tempo de preparação para a grande festa do Natal de Jesus O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Esse foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa…

Apresentação de Nossa Senhora no Templo

No dia 21 de Novembro de cada ano, temos a graça de celebrarmos a memória da Apresentação de Nossa Senhora no templo. Após o Concílio Ecumênico Vaticano II, a Igreja reformulou seu calendário litúrgico, surgindo então uma coleção de “Missas da Virgem Santa Maria”, como Apêndice ao Missal Romano. Dentre as festividades marianas do calendário…

Proclamação da República: o que queremos neste 15 de novembro?

Dia da Proclamação da República Neste dia 15 de novembro, o Brasil vai memorar 128 anos da mudança do regime de Governo, da Monarquia para a República, da governança efetivada por um monarca hereditário, para um representante eleito pelo povo (presidente), com o dever de defender seus interesses. Naqueles dias de 1889, o segundo reinado,…

Página 1 de 1212345...10...Última »