Como restabelecer a intimidade com Deus a partir dos sacramentos?

Princípio da sabedoria é a busca de Deus Santo Agostinho pôde constatar que, no início da cristandade, existia uma dificuldade em níveis morais, intelectual e espiritual. Ao mesmo tempo, temos o Concílio Vaticano II que, percebeu a crise do homem moderno e procurou meios para trazer as pessoas de volta, incluindo o chamado à busca…

A importância da Oitava de Páscoa

  Após o domingo de Páscoa a Igreja vive o Tempo Pascal; são sete semanas em que celebra a presença de Jesus Cristo Ressuscitado entre os Apóstolos, dando-lhes as suas últimas instruções (At 1,2). Quarenta dias depois da Ressurreição Jesus teve a sua Ascensão ao Céu, e ao final dos 49 dias enviou o Espírito…

Semana Santa – A Plenitude do Amor

Do Tratado sobre o Evangelho de São João, de Santo Agostinho, bispo(Séc. V) A plenitude do amor Irmãos caríssimos, o Senhor definiu a plenitude do amor com que devemos amar-nos uns aos outros, quando disse: Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos (Jo 15,13). Daqui se concluiu o que…

Quaresma, tempo de jejum e penitência

Você sabe para que serve o jejum? A Igreja nos propõe o jejum como uma maneira de nos educar, de aprendermos a dominar nosso corpo e também nossas inclinações. O jejum e a penitência não são para que sintamos fome ou passemos necessidade. A penitência é “uma reorientação radical de toda a vida, um retorno,…

O que deve saber sobre a Quarta-feira de Cinzas

Dia 14 de fevereiro, a Igreja celebra a Quarta-feira de Cinzas, dando início à Quaresma , tempo de preparação para a Páscoa. Recordamos algumas coisas essenciais que todo católico precisa saber para poder viver intensamente este tempo. O que é a Quarta-feira de Cinzas? É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias…

Quaresma: Tempo de Conversão e Vida Nova

A Quaresma é tempo de conversão, do retorno para quem se acha longe de Deus. A Quaresma nos oferece especial oportunidade para uma renovação profunda na prática da reconciliação e da comunhão. A participação na Eucaristia, celebrada, vivida, adorada, sobretudo em circunstâncias interiores e exteriores de abertura frutificará em uma vida evangélica. Quando se participa…

Devoção ao Santíssimo Nome de Jesus

O Anjo disse-lhe: “Não temas Maria,pois encontraste graça diante de DEUS.Eis que conceberás e darás a luz um filho,e lhe porás o nome de JESUS.Ele será grande e chamar-se-á FILHO DO ALTÍSSIMO,e o Senhor DEUS lhe dará o trono de seu pai Davi;e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá…

Kronos e kairós

Os gregos usavam dois mitos para explicar o tempo: kronos e kairós. Kronos está ligado ao aspecto quantitativo. Deu origem aos termos cronômetro, crônica. É o tempo que pode ser medido – dia, hora, minuto, mês, ano. O seu símbolo é o relógio. Kronos é representado como um monstro que devora os próprios filhos a…

Ano Novo, atitudes novas

Tenho encontrado muita gente que, talvez como você, está buscando um verdadeiro sentido para a vida e coloca no ano novo toda a esperança. Vida nova requer atitudes novas! Que tal olhar para os fatos que marcam sua história com gratidão no lugar da queixa? Não se trata simplesmente de pensar de forma positiva ou…

Bispo explica significado das festas na Oitava de Natal

Após o Natal, Igreja celebra Oitava do Natal que segue até 1º de janeiro Após a Solenidade do Natal de Jesus, a Igreja celebra a Oitava de Natal, período que se estende até o dia 1º de janeiro, quando é celebrada a Solenidade de Maria, Mãe de Deus. São celebrações muito significativas que devem ser…

Página 1 de 1312345...10...Última »