10 frases do Papa Francisco que nos situam no “Tempo da Misericórdia de Deus”

clipadaSe você tem dúvidas sobre participar ou não do Congresso Continental das Américas da Divina Misericórdia – ACCOM, leia estas frases. O pontificado de Francisco vem conduzir toda a Igreja – e humanidade – para uma experiência efetiva com a Misericórdia de Deus. Separamos aqui alguns trechos ditos e escritos pelo papa que mostram o quanto precisamos nos decidir por este caminho. Confira:

“O rosto de Deus é o de um pai misericordioso, que sempre tem paciência. Já pensastes na paciência de Deus, na paciência que Ele tem com cada um de nós? É a sua misericórdia. Sempre tem paciência, tanta paciência conosco: compreende-nos, está à nossa espera; não se cansa de nos perdoar, se soubermos voltar para Ele com o coração contrito.” (Angelus, 17 de março de 2013)

“Nada que um pecador arrependido coloque diante da misericórdia de Deus pode ficar sem o abraço do seu perdão. É por este motivo que nenhum de nós pode pôr condições à misericórdia; esta permanece sempre um ato de gratuidade do Pai celeste, um amor incondicional e não merecido. Por isso, não podemos correr o risco de nos opor à plena liberdade do amor com que Deus entra na vida de cada pessoa.” (Misericordia et misera, 2016)

“Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.” (Bula Misericordiae Vultus)

“Com o seu ensinamento e sobretudo com o seu testemunho, a Igreja oferece-nos o amor de Deus, que rompe esta reclusão mortal em nós mesmos que é a indiferença. Mas, só se pode testemunhar algo que antes experimentámos. O cristão é aquele que permite a Deus revesti-lo da sua bondade e misericórdia, revesti-lo de Cristo para se tornar, como Ele, servo de Deus e dos homens.” (Mensagem para a quaresma de 2015)

“Um pouco de misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo.” (Angelus, 17 de março de 2013)

“A misericórdia não se pode reduzir a um parêntese na vida da Igreja, mas constitui a sua própria existência, que torna visível e palpável a verdade profunda do Evangelho. Tudo se revela na Misericórdia; tudo se compendia no amor misericordioso do Pai” (Misericordia et misera, 2016)

“As lágrimas da vergonha e do sofrimento transformaram-se no sorriso de quem sabe que é amado. A Misericórdia suscita alegria, porque o coração se abre à esperança duma vida nova.” (Misericordia et misera, 2016)

“A misericórdia é, antes de mais nada, a proximidade de Deus ao seu povo. Uma proximidade que se manifesta principalmente como ajuda e proteção” (2 de abril de 2016)

“Deus misericordioso e piedoso, lento na ira e grande no amor e na fidelidade”. (13 de janeiro de 2016)

“Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai.” (Bula Misericordiae Vultus)

Se você ainda não fez sua inscrição, não perca tempo. Clique aqui: http://www.accom2017.org/br/inscricao

Fonte: ACCOM2017